quinta-feira, junho 30, 2005

perdoa-me

a3. direcção braga-porto.
numa passagem superior ("ps" para engenheiros civis do ramo de estruturas especializados em obras de arte), um cartaz.
no pano branco, rectangular, colocado na horizontal, letras gordas e negras:

«desculpe vânia.
mário»

numa 'ps' mais à frente, junto à saída para o hospital de s.joão, o mesmo cartaz. quanto arrependimento!

toda e qualquer suposição corre sérios riscos de atirar totalmente ao lado. mas não deixa de ser imediato questionar: "quem são? que se terá passado? que crime cometeu o mário? quão irredutível é a vânia?"
e há um pormenor digno de nota, que não deixa de ser curioso: o arrependido trata a presumível ofendida por você.

isto faz-me lembrar um episódio de faculdade, em que um rapazito apaixonado decidiu colar posters da ex- (por motivos que me ultrapassam) - namorada, com pedidos de desculpa e declarações de amor por todo o lado, a acompanhar uma grande e nítida foto dela. este cartaz de autêntica campanha de reconquista repetia-se nas paredes do edifício (público, diga-se) frequentado por ela e por mais 100 ou 200 pessoas que a conheciam. não posso ser precisa quanto ao resultado, mas tenho a vaga ideia que ela ficou fula. muito fula. lembro-me também de pensar que se fosse comigo...



estas coisas ultrapassam-me. deveras. afinal o que leva as pessoas a decidirem-se por este tipo de manifestações públicas de afecto, arrependimento ou reconhecimento?

permitam-me meter tudo no mesmo saco e constatar: é vê-las em paragens de autocarros, nas costas dos bancos das carreiras; é ouvi-las no éter, nos "discos pedidos" das rádios festivaleiras que os motoristas sintonizam; é lê-las no wc, no elevador, em muros meio desfeitos e casas abandonadas; é acompanhá-las nos rodapés da praça da alegria e do portugal no coração, em programas com maus cenários e apresentadoras execráveis, contudo incrivelmente interessadas nos desencontros dos outros...

pergunto-me: será esta opção um último reduto? que garantias efectivas oferece no que ao resultado diz respeito? e já que a mensagem é tornada pública, o resto do povo pode interferir?

10 Comments:

Blogger Freddy said...

Afinal as PS não servem só para os suicídios ou para uns animais atirarem pedras aos carros...

Já gravei uns ditos numas árvores e em paredes mas nada bate os 4 caracteres chineses com 3 metros de altura cada q gravei na rua duma namorada minha...

Saudades da Zona Franca

6:31 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Era pior se fosse como o outro:

IVONE ÉS UMA PUTA E AGORA ATACAS NA FOZ!

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso, e já que são públicas, qq pessoa poderia a seguir pôr um cartaz: "Não perdoes nada a esse cabrão", ou, "Vá lá Vânia, ele nunca mais faz o mesmo".

9:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parte-se aqui do princípio que se trata de amores.
eu apostaria noutro cenário. Ele atropelou e matou a vânia ali perto e agora não consegue viver com os remorsos e exorcizou-os dessa forma.
Oldmirror

7:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

na altura do filme "Amo-te Teresa", em que escreveram "Amo-te Teresa" na igreja, toda a Coimbra andava com o "Amo-te Diana", ou "Amo-te Josefina".
um iluminado acabou com isso escrevendo "Amo-te Teresa" na porta da fac de medicina! sempre achei que era tanga!

9:07 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Este blog não dá mais?

11:35 da manhã  
Blogger Barbed Wire said...

De facto, não dá mais!
Se calhar vou ter que pôr uma mensagem qualquer em paços de ferreira a dizer:

MARY JOHN DESCULPA. NÃO PONHO MAIS PALAVRÕES NO TEU BLOG

3:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto, esta inércia está a ultrapassar todas as marcas.
Julho já vai a mais de meio e nem uma palavrinha da nossa Mary John! E pensar que foi ela que me meteu o vício...

10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. memory card adaptors 14v hoover handheld vacuum cleaner easter party blowjob window recovery disk Used kba printers in germany Online didrex prescri proactiv newfoundland Problems with forex http://www.visa-platinum-card.info/1_0_gb_compact_flash_sandisk_speed.html free printable basic sight word flash cards http://www.vibrators8.info/Free-nude-babe-pictures.html free photos of blowjobs Awning sun room Cute dogs running pda powerpoint compact flash slot Take five math game flash cards buy cheap compact flash memory reader

11:27 da tarde  
Blogger Amora Silvestre said...

Então tu não te lembras do sucesso que fez o programa da SIC "Perdoa-me"? :o)
Era nessa onda...remorsos públicos.

7:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home