segunda-feira, março 21, 2005

o utente do sns



o motivo que me afastou do blog no decorrer da última semana aproximou-me da problemática do cidadão comum, especialmente daquele que se diz "utente do serviço nacional de saúde".

ora, o utente do serviço nacional de saúde é aquele sujeito que padece de maleitas (muitas vezes, em número superior à simples unidade) e se vê obrigado a dispender aí uns 40% do total de horas úteis do seu dia, procurando chegar perto de cuidados tão básicos como... tratar uma gripezita!
o utente do serviço nacional de saúde zanga-se por ter de dispender tão elevada soma de tempo, especialmente por se tratar de um tempo que, naturalmente, custa a passar, dado o seu estado debilitado pela maleita(s) em causa.
o utente do serviço nacional de saúde compreende, não raras vezes após a primeira tentativa de aproximação do "sr. do guichet" da unidade de saúde em que se encontra, que não vale a pena espingardar por causa do tempo perdido e que, prá próxima, mais vale não ficar doente (há outras formas de fugir ao trabalho... como blogs).
o utente do serviço nacional de saúde é, em muitos aspectos, um ser inferior, especialmente quando equiparado aos indivíduos que são pagos para lhe "cuidar da saúde".
o utente do serviço nacional de saúde sabe que em terra de cegos quem tem um olho é rei e, por isso, guarda um presuntinho para dar ao "sr. doutor" pela páscoa.
o utente do serviço nacional de saúde sai, no final de mais um dia dedicado " ao corpo e à mente" que termina normalmente na farmácia mais próxima, com uma estranha sensação de "pago e não me queixo"...

por tudo isto, mas também por uma questão de solidariedade, devo assumir a ideia maluca que, por estes dias, me passou pela cabeça na sala de espera de um hospital...
se o soldado desconhecido tem direito a estátua, o utente do sns também devia ter!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Talvez seja uma boa ideia para baixar o desemprego... não sei é se cumpre as 40 horas semanais de trabalho!!!

3:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home